Cooperativa nega quedas constantes de energia na zona norte de Rio Preto
CERRP atribui as quedas registradas esta semana a "manobras no sistema elétrico" feitas pela CPFL, que confirmou a realização de uma manutenção programada; Procon de Rio Preto cobra explicações

A Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto (CERRP) negou que haja quedas constantes de energia elétrica em bairros da zona norte da cidade. Em resposta a questionamentos do Diário, após reclamações de moradores, a empresa informou que as interrupções registradas na última segunda-feira, 29, se devem a "manobras no sistema elétrico" feitas pela outra concessionária que atua em Rio Preto, a CPFL Paulista, que teria realizado manutenções em bairros daquela região.
O engenheiro eletricista da CERRP Alexandre Alves Sanches explicou que todo sistema elétrico brasileiro é interligado e, automaticamente, os consumidores da cooperativa foram afetados por essas manobras. "Coincidentemente no mesmo dia dessas manobras ocorreu uma interrupção no fornecimento, que durou pouco mais de uma hora, também ocasionada por defeitos e avarias no alimentador da Concessionária CPFL. Inclusive essa interrupção de energia atingiu diversos outros bairros da zona norte de Rio Preto, atendidos pela CPFL", afirmou.
Em nota, a CPFL Paulista confirmou que registrou interrupções momentâneas de energia (piscas), no dia 29 de novembro, afetando moradores do Jardim Planalto, devido a uma manutenção programada realizada na região. "A companhia normalizou a situação no mesmo dia", completou a concessionária.
No início da semana, pelo menos 10 moradores do Jardim dos Buritis procuraram o Diário para reclamar de constantes quedas de energia no bairro, que é abastecido pela CERRP. No dia seguinte, um documento assinado por cerca de 100 moradores dos bairros Cidade Alta I e II, abastecidos pela mesma cooperativa, foi entregue ao Procon Municipal de Rio Preto, que abriu procedimento preparatório de investigação e apuração (PPAI) para apurar supostas irregularidades no serviço.
O engnheiro da CERRP afirmou que não é possíevel garantir que não haverá piscas e interrupções no fornecimento de energia elétrica, mas assegurou que, quando isso ocorre, a cooperativa trabalha para restabelecer o sistema "o mais rápido possível".
"Ora (as interrupções) vão acontecer de forma programada, necessária para realizarmos as devidas manutenções nas redes, onde a CERRP comunica com antecedência todos seus consumidores, por isso a necessidade em manter o cadastro atualizado, ora ocasionadas por algum defeito na rede elétrica que fujam do controle da Cerrp", completou Alexandre. Atualmente a cooperativa atende 12 mil unidades.